Pedro França/Agência Senado
Plenário do Senado durante sessão não deliberativa. Em discurso, à tribuna, senadora Ana Amélia (PP-RS). Foto: Pedro França/Agência Senado
Quando questionada sobre as propostas para Santa Maria e região, Ana Amélia pontuou o municipalismo e a importância das parcerias entre universidades públicas e Estado para o desenvolvimento local.
– Através das emendas parlamentares tratei de cuidar dessa questão relacionada aos municípios da Região Central. A Quarta Colônia tem uma relevância grande e eu trabalhei como secretária de Estado na questão dos geoparques, que foi um projeto desenvolvido em conjunto com a Unipampa e UFSM. Um trabalho extraordinário, criando o Geoparque da Quarta Colônia. (…) Eu trabalhei muito nisso, mas como senadora, a minha dedicação ao municipalismo me fez fazer emendas constitucionais que aumentaram os recursos para a receita de Santa Maria e de toda a região e todo o Estado, afirmou ela, referindo-se ao aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Na área da saúde, Ana Amélia falou sobre o tratamento de câncer e apoio à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e hospitais filantrópicos:
– Trabalhei num projeto que obriga o SUS a fazer, no mesmo ato cirúrgico da retirada do tumor, que faça a reconstituição da mama. Eu sou autora, em benefício dos portadores de câncer, da proposta que obrigada planos de saúde a oferecerem aos clientes que tenham câncer, os remédio quimioterápicos orais. (…) Ele (Bolsonaro), também sancionou uma lei minha que permite que as Apaes e hospitais filantrópicos possam lançar títulos de capitalização para terem uma fonte de financiamento.
A candidata também fez críticas ao chamado orçamento secreto e defendeu a volta da prisão em segunda instância, que foi revogada por entendimento do STF, em 2019, e resultou na soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, falou sobre a proibição da saída de apenados no regime semiaberto.
– Quando eu fiz essa lei havia um prejuízo. Eles praticavam crimes contra a população e a polícia tinha que ir atrás para trazer de volta para a cadeia esses beneficiados pelo saidão. Nós temos um espaço para fazer essas leis que são de benefício da sociedade e essa é uma das nossas responsabilidades.
Ana Amélia Lemos defendeu mudanças na composição do Supremo Tribunal Federal (STF), e criticou o que chamou de “excessos” praticados pela Corte.
– É do senado também a autorização de ministros da Suprema Corte, que está hoje em discussão. Eu fui relatora de uma emenda que trata de mudar a composição da Suprema Corte, tornando o mandato não vitalício, mas de 10 anos e improrrogáveis, isso, talvez, resolvesse os problemas críticos que nós estamos vivendo agora, com tantas críticas ao STF. (…) A gente tem que ter uma noção muito correta e responsável para evitar uma crise constitucional, mas também separar o joio do trigo. Os excessos que estão sendo cometidos, como essa questão dos empresários que o Alexandre de Moraes. (…) Estou falando em soluções possíveis que estão na competência do Senado, concluiu a candidata, que se referiu à busca e a apreensões a empresários que teriam defendido um golpe em caso de vitória de Lula.
Entrevista completa ao CDN Entrevista, da CDN, em 25 de agosto de 2022.
Quem é Ana Amélia Lemos
Ex-senadora do Estado (2011-2019), Ana Amélia Lemos, 77 anos, é jornalista e natural de Lagoa Vermelha. Até março deste ano, ocupava o cargo de secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais. Em 2014, candidatou-se à governadora. Em 2018, foi anunciada como candidata a vice-presidente na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB).
Série de entrevistas
A CDN deu início na terça-feira, 23 de agosto a uma série de entrevistas com os nove candidatos ao Senado. Durante o programa CDN Entrevista, os postulantes para a única vaga são sabatinados sobre as propostas para Santa Maria e região e terão a oportunidade de se apresentar à comunidade. Os candidatos estão sendo convidados em ordem alfebética.
Leia mais:
“A discussão precisa começar pelos júros, por um projeto de lei no Senado anistiando os juros (dos estados)”, afirma Airto Ferronato, candidato ao Senado, em entrevista a CDN
Candidatos
Airto Ferronato (PSB) – terça, 23 de agosto, às 14h20min*Ana Amélia Lemos (PSD) – quinta, 25 de agosto, às 14h20min*Comandante Nádia (Progressistas) – terça, 30 de agosto, às 14h20min*Fabiana Sanguiné (PSTU)Hamilton Mourão (Republicanos)Maristela Zanotto (PSC)Olívio Dutra (PT)Paulo Roberto da Rosa (DC)Ronaldo Teixeira (Avante)
Leia todas as notícias